Aprovamos na Comissão de Direitos Humanos uma moção de apoio às deputadas Célia Xakriabá (PSOL-MG), Fernanda Melchionna (PSOL-RS), Sâmia Bomfim (PSOL-SP), Talíria Petrone (PSOL-RJ), Juliana Cardoso (PT-SP) e Erika Kokay (PT-DF) pela ameaça de cassação de seus mandatos no Conselho de Ética na Câmara dos Deputados, em uma ação arbitrária e misógina da direita.
No último dia 31 de maio, Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, enviou ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar uma ação do Partido Liberal (PL) protocolada um dia antes, contra seis deputadas federais, dos partidos PSOL e PT. O documento, assinado pelo presidente do PL, Valdemar Costa Netto, acusa as parlamentares de quebra de decoro por terem mostrado seu descontentamento contra o Marco Temporal.
Atos de violência e perseguição política de gênero têm sido recorrentes no Congresso Nacional e na vida política de mulheres que atuam em outras casas legislativas, com propósito de silenciar vozes ativas e democráticas das parlamentares feministas, antirracistas e defensoras de direitos humanos. Silenciar essas mulheres é silenciar quem nunca teve direito a voz neste país.
Não vamos tolerar a perpetuação do machismo nos espaços de representação política. Toda força e solidariedade às nossas colegas deputadas.