Você imagina a indignação do povo de Ouro Preto que está pagando uma tarifa absurda para ter acesso a água e ainda por cima receber em suas casas água contaminada?! A situação da Saneouro, companhia de saneamento e fornecimento de água da cidade de Ouro Preto e região, é completamente indignante e absurda. Ontem participei de uma Audiência Pública na Câmara Municipal da cidade para debater o tema com os representantes do poder público, da companhia e da população, que pede o fim do contrato com a empresa.
Moradores relatam que a água está chegando nas casas com coloração barrenta, e que já foram encontradas amostras de coliformes fecais na água. Há muitos relatos de doenças associadas ao consumo da água contaminada. Também afirmam que a população não está sendo contemplada com a tarifa social, um direito das famílias carentes e denunciam os preços abusivos da tarifa. Algumas contas chegam a 600, 2000 e até 5000 reais, com cobrança de serviços sem especificação do que se trata e cortes com acompanhamento da Polícia Militar.
A Prefeitura já foi acionada diversas vezes e alega que não poderia romper o contrato devido à multa contratual prevista. Mas a pergunta que fica é: e as outras cláusulas deste contrato que estão sendo desrespeitadas pela Saneouro, colocando a segurança e a saúde da população em risco? A Defensoria Pública do Estado de MG já pediu a adoção de providências em relação às denúncias e até agora nada foi feito.
Saí da audiência indignada por perceber o quanto que a população está sendo colocada de lado em um assunto de tamanha importância, como o acesso à água. O povo de Ouro Preto pede #ForaSaneouro e nosso mandato vai seguir atuando para que esse absurdo chegue ao fim.