Enquanto integrante da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Rodoanel e crítica ao projeto e a forma como vem sendo conduzido, participei hoje da Audiência Pública proposta pela deputada Ione Pinheiro. Mais uma vez, reafirmamos o compromisso com as reinvindicações justas de comunidades tradicionais e movimentos sociais que denunciam os gravíssimos impactos socioambientais.
Os povos e comunidades tradicionais não foram ouvidos, violando a Convenção 169 da OIT. Por isso, o leilão do Rodoanel está sendo discutido na Justiça Federal a partir da ação da Federação Quilombola.
Essa obra já nasce imoral, porque o dinheiro vem do acordo firmado entre governo de MG e Vale pelo crime de Brumadinho. O que deveria ser uma verba para reparação, vira recurso para uma obra que é de interesse das mineradoras e vai fortalecer o escoamento do próprio minério de ferro!
Outro ponto fundamental é que a estimativa é de remoção de cerca de 15 mil famílias e também afete o manancial de água de Vargem das Flores, em Contagem, fundamental para o abastecimento de água da região metropolitana de Belo Horizonte.
Foto: Sarah Torres/ALMG