Hoje debatemos a demolição do galpão skate Udi, em Uberlândia, espaço construído pelos skatistas que se tornou um ponto de encontro e referência nacional durante cerca de 20 anos. A destruição aconteceu no dia 1° de abril, eu estava presente e vi a truculência da ação.
O skate é um dos esportes que mais cresce no Brasil e no mundo, é praticado especialmente pela juventude negra e periférica, e historicamente é alvo de criminalizações. Precisamos mudar essa estrutura e valorizar a prática do skate.
Estamos em luta para que a prefeitura de Uberlândia viabilize a construção de uma nova pista de skate, feita com participação dos skatistas e que tenha infraestrutura equivalente ou superior a que foi destruída.
Após a audiência, também protocolamos um Projeto de Lei pela valorização da tradição skatista em Uberlândia! Decretamos o interesse cultural de Minas Gerais para que seja valorizada essa manifestação. Esperamos, assim, que o município perceba a riqueza construída pelos skatistas enquanto patrimônio cultural e esportivo da cidade.
Galpão VIVE!